segunda-feira, janeiro 08, 2007

O Labirinto do Fauno

De: Guillermo Del Toro. 2006.
Com: Ivana Baquero, Sergi López,Maribel Verdú, Ariadna Gil, Doug Jones, Álex Angulo, Roger Casamajor e César Vea.
Sinopse: Espanha, 1944. Oficialmente a Guerra Civil já terminou, mas um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas ao norte de Navarra. Ofelia (Baquero), de 10 anos, muda-se para a região com sua mãe, Carmen (Ariadna). Lá as espera seu novo padrasto, um oficial fascista que luta para exterminar os guerrilheiros da localidade. Solitária, a menina logo descobre a amizade de Mercedes (Verdú), jovem cozinheira da casa, que serve de contato secreto dos rebeldes. Além disso, em seus passeios pelo jardim da imensa mansão em que moram, Ofelia descobre um labirinto que faz com que todo um mundo de fantasias se abra, trazendo consequências para todos à sua volta.
Crítica: Já havia gostado muito do assustadoramente belo "A Espinha do Diabo", e de "Blade 2"(até então, o meu preferido do diretor), "Hellboy" e "Mutação" também são bons filmes do kra, que agora com esse magnífico trabalho se afirmou de vez dentro do meu conceito e admiração, saí do cinema maravilhado, um filme sensacional, uma obra belíssima, uma fábula incrível, um conto de fadas sombrio e prazeroso de se ver, que maravilha de roteiro, conforme o filme ia avançando, mais envolvido eu ficava, e completamente concentrado e sem palavras para as coisas que me eram mostradas, tem cenas que não dá nem pra piscar, Del Toro entrega seu melhor filme até então e acerta a mão em contar duas histórias ao mesmo tempo, misturando "realidade x fantasia" de forma brilhante, mostrando novamenteum domínio da narrativa fantástica, contrapondo mundos paralelos, o horror real, e o horror imaginário, a estruturatoda do filme é show de bola, a garotinha tá excelente no papel (pra mim a maior reveleção do ano) e o que dizer do capitão fascista/padrasto malvado (Sérgi Lopes) que barbariza na atuação, pra mim, o maior vilão do ano, assim como de se tratar do melhor filme dos que eu vi lançados em 2006. Torço pra que seja indicado a melhor filme estrangeiro no oscar e por consequência ganhe a estatueta, hehe, os efeitos especiais também são um show a parte, a caracterização toda do fauno idem, os belos cenários são extraodinários e bastante criativos na elaboração dos mesmos, a violência também é algo muito interessante e está muito bem colocada no filme sem exagero algum ao meu ver, o que faz com que não seja um filme recomendado para crianças, apesar da protagonista principal ser uma, assim como em "A Espinha do Diabo", na qual era um garoto. Enfim, vida longa e muitos filmes desse gabarito para esse grande diretor.
Nota 9.5!!!
Filme Visto em Dezembro/2006

2 comentários:

Anônimo disse...

Opa..mais um filmaço do Del Toro (que fiquei fã desde Blade 2).Aqui ele mostra novamente toda sua capacidade criativa e competência na direção, realizando um filme envolvente, belo e violento ao mesmo tempo. Nota 8.
Abs!!

Anônimo disse...

Filme com tema delicado que Del Toro acerta a mão ao estabelecer a magia que só as crianças conseguem ver num mundo de guerra e opressão. Muito bom mesmo.