segunda-feira, janeiro 08, 2007

Volver

De: Pedro Almodóvar. 2006.
Com: Penélope Cruz, Carmen Maura, Lola Dueñas,Blanca Portillo, Yohana Cobo, Chus Lampreave e Antonio de La Torre.
Sinopse: Raimunda (Cruz) é uma jovem mãe, trabalhadora e atraente, que tem um marido desempregado e uma filha adolescente. Como a família enfrenta problemas financeiros, Raimunda acumula vários empregos. Sole (Dueñas), sua irmã mais velha, possui um salãode beleza ilegal e vive sozinha desde que o marido a abandonou para fugir com uma de suas clientes. Um dia Sole liga para Raimunda para lhe contar que Paula (Cobo), tia delas, havia falecido. Raimunda adorava a tia, mas não pode comparecer ao enterro pois pouco antes do telefonema da irmã encontrou o marido morto na cozinha, com umafaca enterrada no peito. A filha de Raimunda confessa que matou o pai, que estava bêbado e queria abusar dela sexualmente. A partir de então Raimunda busca meios de salvar a filha, enquanto que Sole viaja sozinha até uma aldeia para o funeral da tia.

Crítica: Não achei o melhor filme do diretor entre os que eu já vi, mas nem por isso, menos importante, gostei. Almodóvar consegue arrancar aqui a melhor performance da carreira de Penélope Cruz, finalmente, consegui ver dessa vez talento nessa atriz, além da extrema beleza física na qual sempre achei ela muito linda, digo isso tudo, por que nunca fui com a kra dela, nunca tive muita simpatia por essa atriz espanhola, mas após esse filme, deu pra recuar um pouco nessa minha tese, gostei de vê-la atuando nesse filme independente dos dotes físicos que ela possui (que por sinal ela está muito bem no papel de uma dona de casa, uma mãe-coragem que lembra papéis vividos pela maravilhosa italiana Sophia Loren em filmes clássicos), enfim, espero voltar a ver P.Cruz em outros filmes entregando atuações desse nível, que daí, pode ser que eu começe a pegar alguma simpatia por ela. O filme funciona em tom de melodrama, onde o diretor mostra enorme habilidade em dirigir um elenco completamente feminino, (onde se vê mulheres lutadoras, guerreiras e que se ajudam umas as outras quando a barra pesa), deixando claro que a figura do homem não é importante no universo que o filme aborda, o longa é um grande elogio a alma feminina temperando as lágrimas com doses de humor, suspense e até thriller sobrenatural, todos esses elementos muito bem dosados e construídos dão a consistência pro filme se manter numa boa qualidade enquanto dura.

Nota 7.5!!!
Filme Visto em Dezembro/2006

2 comentários:

Anônimo disse...

Não vi Volver ainda Diego. Mas acho que Almodóvar é o único que consegue arrancar uma boa interpretação da Penelope Cruz.

Dewonny disse...

Pois é, espero q eles façam mais filmes juntos, e vale a pena ver esse filme, recomendo!