segunda-feira, fevereiro 12, 2007

O Ditador

De: Luis Llosa. 2005.
Com: Tomas Milian, Isabella Rossellini, Paul Freeman, Juan Diego Botto, Stephanie Leonidas, Steven Bauer, Shawn Elliott, Murphy Guyer, David Zayas, Catherine Bliss José Guillermo Cortines e Eileen Atkins.
Sinopse: Esta é a história de Urania Cabral, uma inteligente advogada de Manhattan que retorna à terra natal, República Dominicana, depois de 30 anos de ausência. Em busca do passado, ela se reencontra com seu pai, um homem que um dia foi o Presidente do Senado e o braço direito do ditador Ramfis Trujillo.
Crítica: Um belo e sensível filme que relata a história de homens que sacrificaram suas vidas em busca da liberdade. Homens que desafiaram o governo de um dos ditadores mais cruéis da América Latina. Esse é o tipo de filme que será pouco visto, por consequência, pouco falado, lançado diretamente no mercado de dvd, vale a pena ser descoberto e apreciado, me surpreendi pela ótima qualidade da produção, juntamente com o roteiro, que prende a nossa atenção até o desfecho final, que apesar de previsível, fica aquele gostinho e apreensão de vermos aquilo que irá acontercer (depois de tudo que foi visto anteriormente), a torcida passa a ser grande pelo grande momento reservado para o final do filme, que é contado por meio de flahsbacks entre presente e passado, fato que achei muito interessante, por que já sabemos no início quando o filme se passa no presente que algo grave aconteceu com a personagem de Rossellini (com aparência bem mais velha) daí, nas idas e vindas do passado da história fica o nosso interesse em saber o que ocorreu com ela. Apesar dos poucos nomes conhecidos do elenco, destaco a ótima atuação de Tomas Milian no papel do ditador casca grossa e cruel até dizer chega, Paul Freeman também está muito bem, vale prestar atenção também na bela e graciosa Stephanie Leonidas (que faz a personagem de Rossellini na juventude). Muito bom filme!!!
Nota 8.0!
Filme Visto em Janeiro/2007

Nenhum comentário: