sexta-feira, março 30, 2007

A Maldição da Flor Dourada

De: Zhang Yimou. 2006.
Com: Chow Yun-Fat, Gong Li, Jay Chou, Liu Ye, Ni Dahong, Qin Junjie, Li Man e Jin Chen.
Sinopse: China, final da Dinastia Tang, século X. Na véspera do Festival Chong Yang Festival, flores douradas enchem o Palácio Imperial. O Imperador regressa inesperadamente com o seu segundo filho, o Príncipe Jai . O pretexto é celebrar as festividades com a família, apesar da relação fria que mantém com a Imperatriz . Há já vários anos que a Imperatriz e o Príncipe Coroado, Wan, seu enteado, mantém, uma relação ilícita. Sentindo-se prisioneiro, Wan sonha em escapar do palácio com a sua secreta apaixonada, Chan , filha do médico imperial.
Crítica: Se trata de mais um filmaço de Zhang Yimou, gostei pra caramba, produção impecável do estilo que eu curto pacas, o filme é um espetáculo visual, o show de cores que se vê é belíssimo, assim como, a influência que a mudança de cores vai dando ao longo da história fazendo que tudo tenha coerência naquilo que estamos vendo, a fotografia é estupenda e maravilhosa, a direção de arte barbariza, o figurino é impecável, na verdade, é tudo muito elogiável e de encher os olhos a parte técnica do filme, curti pra caramba tudo isso..hehe..também gostei muito da história, que deflora traições e segredos de uma família imperial a ponto de explodir, os personagens de Chow Yun Fat (que andava sumido das grandes produções) e Gong Li são duas presenças fortes em cena, Gong Li está linda e maravilhosa só pra variar, me emociono só de vê-la atuando..rs..gosto muito dela, o elenco coadjuvante também está bem, e o que dizer então das batalhas, aquela do final é simplesmente sensacional, matou a pau, fiquei de queixo caído pelas cenas primorosas e magníficas que Yimou nos proporciona, mas não é só nessa parte que chama atenção, existe mais cenas de ação memoráveis ao longo do filme, na qual destaco os momentos em que aparece a legião de combatentes de preto, uma espécie de ninjas bem treinados, especialistas no manuseio de um tipo de arma que não sei dizer o nome, esse pessoal dá um show quando surge em cena, enfim, um grande e brilhante épico pra nenhum apreciador do gênero (que é o meu caso..hehe..) botar defeito, o filme é quase uma obra prima, mas ainda é inferior aos outros 2 recentes do diretor: "O Clã das Adagas Voadoras"(nota 10) e "Herói" (nota 9.5) mas é com louvor que fica na terceira posição da minha preferência..hehe..outro fato notável é que por toda a qualidade e grandiosidade da produção, achei o tempo de duração do longa muito curto, só 1h50min foi um pecado, bem que poderia ter tido umas 3h de duração, enfim, se trata de um filme imperdível e obrigatório para os amantes do gênero, e pra ser visto mais de uma vez, uma só é pouca pra absorver tudo que o filme trás de bom. Vida longa a Zhang Yimou!!! Hehehe..
Nota 9.0!
Filme Visto em Março/2006

Um comentário:

Gustavo disse...

Bom, como já comentei com vc, tecnicamente o filme é muito bom, mas senti falta de mais lutas e a estória não me impolgou...nota 6