quarta-feira, abril 18, 2007

Os Sete Samurais

De: Akira Kurosawa. 1954.
Com: Takashi Shimura, Toshirô Mifune, Yoshio Inaba, Seiji Miyaguchi, Minoru Chiaki, Daisuke Katô, Isao Kimura, Keiko Tsushima, Yukiko Shimazaki, Kamatari Fujiwara, Yoshio Kosugi, Bokuzen Hidari, Yoshio Tsuchiya e Kokuten Kodo.
Sinopse: No século XVI, durante a era Sengoku, quando os poderosos samurais de outrora estavam com os dias contados pois eram agora desprezados pelos seus aristocráticos senhores (samurais sem mestre eram chamados de "ronin"). Kambei (Shimura), um guerreiro veterano sem dinheiro, chega em uma aldeia indefesa que foi saqueada repetidamente por ladrões assassinos. Os moradores do vilarejo pedem sua ajuda, fazendo com que Kambei recrute seis outros ronins, que concordam em ensinar os habitantes como devem se defender em troca de comida. Os aldeões dão boas-vindas aos guerreiros e algumas relações começam. Katsushiro (Ko Kimura) se apaixona por um das mulheres locais, embora os outros ronins mantenham distância dos camponeses. O último dos guerreiros que chega é Kikuchio (Mifune), que finge estar qualificado mas na realidade é o filho de um camponês que almeja aceitação. Os bandoleiros chegam e no final os vilões são derrotados, mas só três samurais sobrevivem e estes contemplam os túmulo dos camaradas enquanto os aldeões plantam arroz para a próxima estação.
Crítica: Filmaço do Kurosawa - que novidade - simplesmente sensacional a batalha final em meio a chuva (apos um início lento na primeira parte, com muitos diálogos - característica dos filmes do diretor que já até me acostumei..hehe..), o final foi show de bola, impecável, e o Toshiro Mifune está espetacular no filme, que baita atuação do kra. Bom, esse é apenas o 4° filme que vejo de Kurosawa, porém, lembro vagamente que havia visto quando era criança com meu pai, enfim, finalmente pude revê-lo pra constar nos meus arquivos, um filme obrigatório pra todo cinéfilo que se preze..hehe..que venha outros desse magnífico diretor!!!
Nota 9.0!
Filme Visto em Setembro/2006

Nenhum comentário: