terça-feira, junho 19, 2007

Munique


De: Steven Spielberg. 2005.

Com: Eric Bana, Daniel Craig, Geoffrey Rush, Ciarán Hinds, Mathieu Kassovitz, Hanns Zischler, Ayelet Zurer, Michael Lonsdale, Gila Almagor, Valeria Bruni Tedeschi e Yvan Attal.

Sinopse: Em setembro de 1972, em meio às Olimpíadas de Munique, um ataque terrorista sem precedentes foi transmitido ao vivo para 900 milhões de pessoas. Um grupo palestino denominado Setembro Negro invadiu a Vila Olímpica, matou 2 integrantes da equipe olímpica israelense e manteve outros 9 como reféns. 21 horas depois o ataque chegou ao fim, com todos sendo mortos. Pouco depois Avner (Bana), um jovem israelense revoltado com o ocorrido, recebe de um oficial do Mossad uma ordem sem precedentes: abandonar sua esposa grávida e sua identidade para caçar e matar os 11 homens apontados pela inteligência de Israel como tendo planejado o atentado. Avner aceita a ordem e passa a liderar uma equipe de apenas 4 integrantes, extremamente talentosos. Eles passam então a viajar pelo mundo em total sigilo, na pista de cada um dos nomes de uma lista muito bem guardada.

Crítica: Finalmente pude conferir esse filme que não foi possível ver nos cinemas. Bom, adorei, muito bom, bastante intenso, violento e conduzido com competência e maestria por Spielberg, o filme engrena e fica bem interessante quando começa a matança promovida pelo grupo liderado pelo personagem de Eric Bana (de muito boa performance), assim como a forma que eles agem sem causar nenhuma suspeita, a cada morte causada por eles mais interessado eu ficava de como aconteceria a execução do próximo alvo, portanto, nem percebi o tempo passar, o envolvimento foi tão grande que quando vi já tinha mais de 2h de duração das quase 3h. O tempo não foi problema pra mim, quase nunca é, quando o filme é bom pode ter umas 4h ou 5h de duração que não irei reclamar..rs..enfim, um filme extremamente atual, que mostra que a violência gera mais violência, composto por uma forte densidade dramática e uma impecável produção, daria pra destacar vários momentos que me chamaram a atenção, mas fico por citar apenas a última morte, pra mim a mais impressionante, devido a crueldade e sangue frio dos assassinos, sem falar na perfeição que a cena foi retratada. Um belo filme a altura do grande cineasta por tráz das câmeras na qual sempre serei suspeito pra falar, dificilmente não irei gostar de algum filme dele..hehe..

Nota 8.5!

Filme Visto em Junho/2007

Nenhum comentário: