terça-feira, agosto 21, 2007

O Samurai do Entardecer

De: Yôji Yamada. 2002.
Com: Hiroyuki Sanada, Rie Miyazawa, Nenji Kobayashi, Ren Osugi, Mitsuru Fukikoshi, Hiroshi Kanbe, Miki Itô, Erina Hashiguchi, Min Tanaka, Keiko Kishi, Tetsuro Tamba, Reiko Kusamura.
Sinopse: Seibei Iguchi (Sanada) é um samurai de 2º escalão que presta serviços ao clã Unasaka. Sua esposa morreu de tuberculose e suas duas filhas, Kayana (Itô) e Ito (Hashiguchi), dependem dele para sobreviver. O divórcio de Tomoe (Miyazawa), seu amor de infância, faz com que entre em confronto com seu ex-marido, um samurai de grande reputação. Após vencer o duelo empunhando apenas uma espada de madeira, Seibei ganha respeito e é convocado a eliminar um poderoso inimigo.
Crítica: Belíssimo filme japonês, realista e sensível, com uma ótima história de honra, amor, coragem e dignidade, trilha sonora e fotografia impecáveis, o protagonista está perfeito no papel transmitindo bem tudo que vivencia, o veterano diretor (74 anos) opta por explorar mais a parte dramática na condução do enredo, confrontos de espadas são poucos, mas num todo o longa resgata bem a idéia dos clássicos de samurais de épocas passadas.
Nota 8.5!
Filme Visto em Julho/2007

Um comentário:

Anônimo disse...

uma obra de arte, filme que nos remete ao pensamento de como um filme deve ser elaborado e coloca todos atores e diretor no mesmo patamar de dignidade e respeito.
Tudo nele é bem pensado e estudado, fazia um tempo que não assistia um filme real, isto é, um autentico filme "de arte".