sexta-feira, agosto 07, 2009

Saawariya - Apaixonados

De: Sanjay Leela Bhansali.
Com: Ranbir Kapoor, Sonam Kapoor, Salman Khan, Rani Mukherjee, Zohra Sehgal e Begum Para.
Sinopse: Raj (Ranbir Kapoor) é um artista de espírito livre. Ao chegar em uma pequena cidade rodeada pelas montanhas, ele tem a certeza de ter realizado seu último sonho ao se deparar com tamanha beleza, digna de ser a visão perfeita de um pintor ou mesmo o poema de um poeta. Durante uma silenciosa noite, ele encontra uma garota misteriosa sozinha e parada em cima da ponte. Ela é Sakina (Sonam Kapoor), uma garota tímida e misteriosa que chama a atenção do jovem Raj. O começo de uma nova amizade, na qual o jovem artista tentará vencer o coração de Sakina, transformando essa união em desejo, insanidade e romance, dando início a uma paixão fulminante e destruidora. A pureza infantil obscurecerá com os conflitos internos, ira, ansiedade e o desespero de esperar pelo amor.

Crítica: Continuando minha saga pelo cinema de bollywood na qual passei a ser grande fã e admirador, temos aqui um belo romance que rendeu uma ótima surpresa, não esperava tanto antes de assistir, um filme muito bonito, com enredo e temática interessante, e uma história de amor cativante e bacana de se acompanhar, que vai dizendo a que veio na medida que o filme avança levando tudo para um final imprevisível e completamente fora dos padrões hollywoodianos, que maravilha!
O filme se passa inteiramente a noite e composto por um pouco de poesia, é baseado na obra "Noites Brancas" do russo Fiodor Dostoievski, o diretor Sanjay Leela Bhansali (do excelente "Black" de 2005) mescla muito bem no longa, música indiana, rock e números musicais (com as danças tradicionais da Índia), de maneira estilosa e ousada, os cenários são belíssimos, coloridos e artificiais, dando aquele toque mágico na produção, a direção de arte está impecável no surrealismo, o filme tem um bonito visual no misto de cores, uma hora se vê ambientes com tons de verde prevalecendo, outros em azul, branco, amarelo e por aí vai, achei bem interessante o capricho todo que os indianos tem, o pessoal lá é encarnado nos mínimos detalhes, perfeccionistas no que fazem!
Comentando agora o elenco/personagens: Ranbir Kapoor é Raj, um músico metido a galã da história, um roqueiro-romântico, idealista e sonhador, que se apaixona por Sakina ao chegar numa pequena cidade fictícia, sem saber que a moça já tem outro pretendente que lhe deixou prometendo voltar, o cara então faz de tudo um pouco em nome da paixão, tenta conquistá-la de todas as formas que encontra na tentativa de fazê-la esquecer o homem que já reside no seu coração (nossa, ficou romântico esse finalzinho do parágrafo..haha..).
O ator que interpreta Raj tem carisma, fazendo com que depois de um tempo seu personagem ganhe a simpatia do espectador (apesar de ser meio canastrão..rs..) e claro, a inevitável torcida pra que ele vença a dura batalha pelo amor de Sakina enquanto o seu amado não aparece, será que ele conseguiu? claro que não vou contar, só vendo o filme pra saber, essa é a pergunta que fica durante mais de 2h de duração, se o kra vai se dá bem ou não!
Sonam Kapoor, que interpreta Sakina se sai muito bem no seu primeiro filme, atriz novata no cinema de bollywood (na qual acredito que seja irmã de Ranbir - seu par romântico do filme - pelo menos os sobrenomes são iguais), se trata de uma linda morena, sua personagem é encantadora, doce, tímida e enigmática, com uma candura e pureza apaixonante! Gostei também daquela simpática velhinha (Zohra Segal) dona da pensão da cidade que hospeda Raj, uma idosa de mais de 90 anos que rende algumas falas divertidas!
Outra figura interessante e fundamental na história é Gulabji (prostituta da cidade que faz amizade com Raj) personagem vivida pela belíssima Rani Mukherjee (de "Black" e "O Motim" - comentado recentemente no blog), uma das maiores atrizes do cinema indiano da atualidade (junto com Aishwarya Rai é claro), que narra essa história de amor do casal principal, ela tem passagens muito legais no filme nos diálogos com Raj, sem falar que ela é dona de uma voz marcante (muito agradável vê-la falando, acho bonita a voz dessa atriz), além é claro de dançar pra caramba, com uma sensualidade e beleza ímpar que só ela tem!
A trilha sonora é o que mais deixa a desejar no filme, mas não que eu tenha as achado ruins, mas sim, pouco empolgantes na hora que são acionadas, com letras que tem tudo a vê com aquilo que está se passando com os personagens ou que virá acontecer a seguir, mas é compreensível por se tratar de um romance, não daria para esperar uma trilha mais agitada no estilo dos filmes "Dhoom 1 e 2" (comentados aqui no blog), mas sim, músicas mais calmas e serenas, a melhor sem dúvida é a música título e tema da história, "Saawariya", (melodia que fica no nossa mente por um tempo durante e depois que acaba o filme), tocada umas 3 ou 4 vezes, e bem colocada em momentos bastante oportunos, outra que chamou a atenção é aquela que toca no melhor momento de dança do filme, onde as prostitutas lideradas por Gulabji dão um show de dança, em passos coreografados numa perfeita sintônia entre todas as mulheres envolvidas, a música aí é um pouco mais agitada!
Enfim, mais uma produção de bollywood bem sucedida, que não chegou a fazer muito sucesso na índia, mas foi bem recebido pelo público e crítica de lá, eu particularmente gostei bastante, recomendado pra quem curte muito filmes de romance e não é muito exigente pra cinema, garanto que o programa será ótimo e bastante apreciável!
Nota 8.0!
Visto em Julho/2009

8 comentários:

Wally disse...

Realmente... eu preciso conhecer Bollywood (e Monroe!).

Vinícius P. disse...

Outro filme de Bollywood do qual ainda não tinha ouvido falar. De qualquer forma, fiquei curioso...

altieres bruno machado junior disse...

Olá Diego

O que mais gosto dos filmes indianos são a fotografia, os figurinos e as músicas.
Mas fico impressionado com a quantidade de filmes que você vê. Onde você encontra?

Abraço e até mais.

aconteceunaquelanoite disse...

Que fotografia linda desse filme Saawariya - Apaixonados
deu vontade de ver viu!!!!
Vou procurar pra ver se encontro por ai.
bjo
bom restinho de final de semana!

Gustavo H.R. disse...

Desta vez o filme não me pareceu muito interessante, Diego. Ainda mais ao saber que nem as músicas empolgam muito. Passo! ;)

Bruno Soares disse...

Recentemente me cadastrei numa locadora que, se não me engano, tem esses filmes bollywoodianos, vou ver se eu alugo algum. E o nariz do protagonista é maior que o meu. Que coisa! haha

Abs!

Fernando disse...

A estrutura da história me parece interessante, mas geralmente não curto muito o cinema de Bollywood...

Dewonny disse...

Wally, te dou o maior apoio!

Vinícius, vale a pena conferir!

Altieres, alguns eu consigo baixar da internet, mas no caso desse, nem foi preciso, pois foi exibido na HBO e Cinemax, canais de tv por assinatura da SKY!

Junia, se por acaso vc tiver SKY, procure na programação de filmes do cinemax,hbo ou max prime, esses canais vivem passando, e realmente a fotografia tá muito bacana nesse filme!

Gustavo, como eu disse no comentário, tem duas música na trilha q eu gostei, as outras ñ são ruins e ñ chegam a comprometer!

Bruno, q legal, tá bem de locadora por aí, no meu bairro se eu chego a perguntar nas locadoras se tem algum filme de bollywood, o povo vai querer saber primeiro o q significa bollywood pra começo de conversa..rsrs..

Fernando, se vc ñ curte, recomendo passar longe!

Abs! Diego!