terça-feira, setembro 15, 2009

Distrito 9

De: Neill Blomkamp. 2009.
Fiquei pasmo e embasbacado com esse "Distrito 9", longa de ficção cujo sucesso de público e crítica tem surpreendido o mundo, um filme que surpreende devido a extrema qualidade técnica, muito bem feito e inovador, direção impecável e inteligente, roteiro esperto, engenhoso e interessante que prende a nossa atenção do começo ao fim!
A história é a seguinte: uma nave extraterrestre aporta na África do Sul, sob a cidade de Johanesburgo, após 3 meses sem contato algum, uma equipe militar é enviada à nave e descobre milhares de extraterrestres frágeis e doentes, que só buscavam um lugar para viver após abandonarem seu planeta natal. Imediatamente é criado um acampamento para cuidar das criaturas, denominado District 9.
20 anos depois os “camarões” (nome pejorativo pelo qual os humanos chamam os aliens, em função de sua aparência física) permanecem isolados no acampamento sendo que sua população não para de crescer e junto a isso inúmeros conflitos com humanos e até mesmo a criação de um mercado negro, abalam a convivência pacífica entre as espécies.
As nações não chegaram a uma conclusão do que fazer com os novos inquilinos do planeta terra e passaram o controle dos refugiados para uma empresa privada chamada Multi-National United (MNU), que por sua vez está mais interessada em roubar os segredos bélicos dos extraterrestres do que na sua própria segurança.
Achei a história bem criativa e original sobre alienígenas na terra, que precisam ser expulsos de um local que tomaram conta, a narrativa é sob uma temática documental, com simulacros de noticiários dos fatos ocorridos, composto por cenas de ação sangrenta e tiroteio (carnificina, matança..), os 20 minutos finais já valem pelo filme inteiro.
Muito bacana os efeitos dos extraterrestres beirando a realidade na interatividade com os humanos, achei surpreendentes e plausíveis, fiquei o filme inteiro se perguntando: "pô, como que fizeram isso?", ficou perfeito!!! O uso da câmera em meio aos eventos mostrados é fenomenal, sob uma dimensão de ótica que passa uma realidade incrível dos acontecimentos no tal Distrito 9!
O filme impressiona visualmente, a fotografia é algo soberbo, pra não dizer magnífica na captação das imagens, a cena da nave parada no ar gera um negócio perturbador. Pra mim é disparado o melhor filme do ano, o acontecimento cinematográfico que vai marcar 2009, escrevam o que estou dizendo, hehe, isso que ainda nem foi lançado a nível nacional!
Vale o destaque também para o desconhecido Sharlto Copley, de atuação espetacular, ele é Wikus Van De Merwe, o homem que comanda a ação de despejo dos aliens, genro do chefão do departamento (MNU) que cuida dessa relação entre nós e os visitantes, um sujeito simples, correto, que não imagina o que lhe espera nessa empreitada, revelar mais seria estragar o prazer de quem for assistir, é melhor parar por aqui!
O roteiro surpreende no passar dos minutos em um ótimo ritmo, dosando tensão e suspense de forma perfeita, jamais se prevê algo que irá acontecer, num misto de preconceito, segregação, intolerância, violência e compreensão, nessa luta travada pela sobrevivência que Distrito 9 oferece ao espectador!
Filmaço de ficção (uma das melhores que já assisti), simplesmente excelente, altamente recomendável e obrigatório pra todo cinéfilo que se preze! Espero não estar exagerando nos elogios, mas é que gostei pra caramba mesmo!
Esperem por um filme bem diferente, que prova que nem tudo está perdido, é possível sim realizar novas coisas, do que ficar na mesmice de sempre com filmes previsíveis e cheios de clichê, basta um pouquinho de criatividade e originalidade, coisas bastante expostas nessa produção muito bem concebida ao meu ver, em breve deve tá chegando nos cinemas de todo Brasil, parece que é pro mês que vem! Deverei assistir novamente, na tela grande o efeito deve ser ainda melhor!
Distrito 9 é uma produção de Peter Jackson que entrou no projeto com a grana, 30 milhões de dólares segundo informações pesquisadas, mas o filme passa uma impressão de que foi gasto muito mais dólares na realização, a direção é do sul-africano Neill Blomkamp! Um filme imperdível, show de bola!
Nota 9.0!
Visto em Setembro/2009

18 comentários:

Bruno Soares disse...

Eu ouvi algumas coisas negativas sobre o filme nos últimos dias mas ainda aguardo com ansiedade. E valeu pelo selo.

Anônimo disse...

Esse 'Distrito 9' promete muito, pelo menos pra mim. Muito mais por saber que tem a mãozinha do Peter Jackson do que pela história em si, mas é um filme que eu quero ver, ainda mais depois do seu comentário.

Vou te favoritar lá tbm, cara!
Valeu pelo comentário
ABS!

História é Pop! disse...

Esses filmes de história são complicados mesmo de se gostar (rs), porque a pessoa que os assiste ou estão estudando história ou estão ligados a área de alguma forma.
Fiz esta postagem mais para atender ao pedido de alguns alunos que queriam dicas de filmes sobre história do Brasil.

bjao

Paulo Montanaro disse...

Depois dessa sua fala, estou realmente com ainda mais expectativas para ver esse filme. Desde o ano passado estou curioso e, depois da repercussão na Comic-Con deste ano, não vejo a hora de assistir... agora é esperar a paciência do cinema de interior, ou da locadora...

Há braços
Paulo

Kau Oliveira disse...

É, estão realmente elogiando este filme. Confesso que não tenho grande expectativa, mas claro que vou conferir. Ainda mais depois de seu texto...

Abs!

Denis Torres disse...

Onde viste esse, colega?

Gustavo H.R. disse...

Simplesmente salivando pelo filme.

Luís disse...

Já faz tempo que não vejo uma produção mais séria sobre alinenígenas...
Sabe qual foi o último filme sobre ETS a que assisti e gostei? A Experiência, de 1955!
Muito cultuam SINAIS, mas eu vi uma vez e não curti muito. Preciso revê-lo.
Com tudo o que você disse sobre Distrito 9, tenho que vê-lo, sem dúvidas!

Dewonny disse...

Bruno, eu só tenho visto coisas positivas a respeito do filme!

Júnia, é isso aí, tbm acho isso sobre o post lá do seu blog!

Movie For Dummies, Paulo, Kau e Gustavo, recomendo muito, espero q gostem quando puderem assistir!

Denis, eu vi em ksa msm, o filme se acha pra baixar na rede, ñ sou adepto de esperar certos filmes estreiarem no cinema, ñ tenho paciência com datas, quando pinta na rede alguma cópia de qualidade eu já trato de baixar pra assistir no conforto do lar, depois, aqueles q eu mais gostei eu confiro no cinema quando é lançado!

Luís, vc tem razão, fazia tempo q ñ pintava um filme dessa categoria sobre alienígenas! Tbm gostei desse A Experiência, se for o q estou pensando!

Abs! Diego!

BRENNO BEZERRA disse...

Super bem aceito, hein? tô curioso.
Obrigado pelo selo.

abraços

Fernando Império disse...

Caramba! Você já assistiu? [inveja mode on] hehehe... Tô muita na expectativa para ver esse trabalho de Peter Jackson, deve ser tudo isso que vc falou mesmo...

Uma coisa apenas me estranha: a crítica americana não vem falando com muito entusiasmo do filme... achei que seria um arrasa-quarteirão.

De qualquer modo não vejo a hora de poder assistir... imagina tudo issa numa tela iMax? Nooossa...

Wally disse...

Quero muito ver este filme. Adoro ideias originais!

Vinícius P. disse...

Esse ano parece estar ótimo para o gênero de ficção científica e estou super curioso para ver "Distrito 9" - até mesmo por todos os elogios.

Dewonny disse...

Brenno, da minha parte, aceitação total..hehe..

Fernando, sim, se acha fácil pra baixar na rede, e veja na telona q a experiência será gratificante!

Wally e Vinícius, espero q gostem tanto quanto eu!

Abs! Diego!

Red Dust disse...

Ainda não estreou em Portugal, mas as expectativas estão em alta!!!!! :)

Abraço.

Alex Gonçalves disse...

E os elogios para "Distrito 9" não param! Bem empolgante o seu texto, Diego. Colocarei em breve o filme à minha lista de downloads. Mas antes tentarei assistir ao curta-metragem que inspirou a realização desse projeto. Também estou bem curioso enquanto ao visual completo dos alienígenas.

Abraços!

Mayara Bastos disse...

Seu texto me animou, é mais um super elogioso sobre ele. Parece ótimo!

Beijos! ;)

Dewonny disse...

Red Dust, vale a pena conferir!

Alex, até aqui parece ser unanimidade, ainda ñ vi nenhuma crítica negativa!

Mayara, espero q goste quando puder assistir!

Abs! Diego!