sexta-feira, agosto 06, 2010

Triângulo do Medo

"Triangle". 2009. De Christopher Smith. Com Melissa George, Joshua McIvor, Jack Taylor, Michael Dorman, Henry Nixon, Rachael Carpani, Emma Lung, Liam Hemsworth e Bryan Probets.
Sinopse: Um grupo de jovens, navegando num iate, são "apanhados" por uma tempestade que lhes virou o barco e os deixou à deriva. Quando avistam um navio que estava de passagem, decidem subir a bordo. Apercebem-se então que o navio está completamente vazio e que uma das jovens do grupo tem a sensação que já lá tinha estado antes.

Crítica: "Triangle" é um filme que começa da mesma forma que vários outros do gênero, passando a idéia que será mais do mesmo, ledo engano, depois de meia-hora o filme prende de vez a nossa atenção, eu me vi cada vez mais envolvido com o desenrolar dos fatos, nem piscava mais pra não perder nenhum detalhe, é muito bom ver filmes que nem esse, que instigam a nossa inteligência ao tentar assimilar o que está se passando na montagem de um quebra-cabeças dos mais doidos que se possa imaginar.

Se trata de uma produção atípica, que não se vê com frequência, achei o roteiro inteligente, criativo e bastante engenhoso na percepção daquela sucessão toda de acontecimentos. Melissa George (que aparece nas fotos) realiza um bom trabalho na atuação numa atmosfera de bastante tensão psicológica.

O final do filme é meio que perfeito, apesar de.....bom, deixa pra lá, acho que já comentei d+, é preciso ter todo um cuidado ao escrever uma resenha de um filme desses ainda pouco conhecido e visto, pra não cometer nenhum spoiler pra quem não viu, poderia escrever muito +, mas prefiro deixar quieto, pra não entregar nada, hehehe!!!

Recomendo pra quem for assistir não ler nenhuma crítica mais detalhada e abrangente, garanto que será bem melhor descobrí-lo por conta própria. Enfim, só sei que quando o filme terminou, eu voltei pro começo e assisti novamente, pra fechar (acho) a minha tese que tive de todo aquele processo, isto é, da experiência que foi me deparar com essa produção que teve um grande valor significativo.

Pesquisando no imdb é que fui ver que o diretor é o inglês Christopher Smith que eu já havia visto antes outros 2 bons filmes dele: "Plataforma do Medo" (Creep - 2004) e "Mutilados" (Severance - 2006) que também prezam pela temática de suspense e terror. Com esse novo trabalho temos seu melhor filme feito até então, isso que ainda falta ver seus 2 primeiros filmes de 1997 e 1998 e o último, chamado: "Black Death" (2010).

Vale ressaltar também o primoroso trabalho de câmera, sensacional, o diretor mostrou muita qualidade técnica nessa parte, idem para a montagem e edição!

Nota 8.5! Visto em Julho/2010

10 comentários:

Hugo disse...

Gostei da dica, fiquei curioso com a resenha.

Vou procurar assistir.

Abraço

Cristiano Contreiras disse...

Apesar de nunca ter ouvido falar, gostei da premissa!

abraço, sumido.

Wally disse...

Eu dispensaria este, mas sua crítica me motivou.

Mayara Bastos disse...

Nunca ouvi falar, mas fiquei animada com sua crítica.

Beijos! ;)

Alex Gonçalves disse...

Diego, faz muuuito tempo que não passo por aqui, perdão!

Eu estou de olho neste filme desde o ano passado, pois gosto demais da Melissa George. Gosto de "Plataforma do Medo", mas achei "Mutilados" um filme nota zero. Me falaram que este "Triangle" é bem parecido com "Los Cronocrímenes", mas também li que tudo não passou de mera coincidência. Como não vi nenhum dos dois, vou encarar! Verei se faço o download em breve.

Abraço!

Rodrigo Mendes disse...

Assistível. Sessão Super Cine!

Ótima resenha. Abraços.
Rodrigo

Luciana disse...

Vou querer ver esse filme pelo teu comentário.
Bjs

Lucas'sVille disse...

Achei a história do filme bem fraca... E muito semelhante com um filme Espanhol " Los cronocrímenes " que já havia usado essa tematica.
Assista esse filme! é bem superior a "triangle".

Mandy disse...

N aparece desde agosto =/

Marcia disse...

Eu entendi que ela era uma mãe cruel (esbofeteou, gritou e assustou o filho autista) que morreu naquele acidente de carro que passa no final. Seu castigo seria ficar revivendo aquela história (dizem que o inferno é a repetição) para sempre ou até terminar a “pena”. Acompanhando a trama ve-se que conforme a história se repete ela vai se tornando uma pessoa melhor que se horroriza com o modo que ela própria tratava o filho (a ponto de matar a “si própria”) e decidindo continuar a iniciar tudo de novo na esperança de que o filho não morra no final. No início ela só queria sobreviver mas depois passou a querer mudar o final em favor do filho, para que ele vivesse com uma mãe melhor e que o amasse e compreendesse. O que tira um pouco a esperança (mas acho que a personagem não tem noção de mitologia grega) é que o trabalho de Sísifo era inútil, estando condenado a empurrar a pedra de mármore morro acima durante todo o dia só para ve-la rolar morro abaixo ao anoitecer. Acho que o trabalho de Jesse tb é inútil pois aquela hitória é uma punição, um castigo que ela vai ter que viver para sempre.