quarta-feira, janeiro 05, 2011

Um Momento Para Se Lembrar

"A Moment to Remember". 2004.
De: John H. Lee.
Com: Jung Woo-sung, Son Ye-jin, Baek Jong-hak, Lee Sun-jin, Park Sang-gyu, Kim Hie-ryeong, Seon Ji-hyun e Kim Bu-seon.

Crítica: Aqui temos + um excelente filme coreano, um misto de romance e drama que conta uma bela história de amor, de um casal que se conhece de maneira inusitada, se apaixonam, se casam, vão morar juntos, tudo ocorre as mil maravilhas com muito amor e felicidade para ambos! Até que....!!!
=====================================
Vale dizer primeiro que assisti o filme no "escuro" (sem ler nada a respeito antes a nível de sinopse/críticas), então, eu simplesmente não sabia o que viria pela frente, apesar do enredo nos dar uma pista logo de cara de que algo de errado iria acontecer, porém, isso não fica tão claro num primeiro momento, quando o problema vem a tona é que o filme começa a dizer a que veio, e isso já estamos na metade das quase 2h20min de duração (que não se sente passar), até por que eu já estava gostando e achando tudo muito bacana e agradável a primeira metade do filme, onde as coisas estão ótimas na vida do casal em questão!


Na segunda metade, o filme ganha em intensidade e nos pega muito mais na emoção, impossível não conter as lágrimas no final (+ um que entra pra lista dos que causaram uma maior emoção no clímax), principalmente na cena da leitura da carta, simplesmente de cortar o coração, um dos momentos + emocionantes do filme é ali!!!
=====================================
O tema abordado (o problema que citei que logicamente não direi o que é pra não estragar o prazer de quem for ver), não é muito retratado no cinema, de 2000 pra cá, vi apenas 5 filmes, a maioria de hollywood, mas claro que também não irei dizer quais, pois seria o mesmo que revelar o mote principal do filme aqui!
=====================================
Porém, vale ressaltar que aqui o negócio ganhou uma proporção mais significativa, digamos que + impactante, pois não está dentro da normalidade, esse diferencial supera todos os outros filmes que assisti, que ficaram + na obviedade dos fatos, já esse filme coreano (como é de praxe no cinema oriental) procura ir + além, e meio que dá de relho e ensina como se faz pra falar de um tema tão complicado e duro de compreender!

O casal protagonista manda muito bem nas atuações, achei ambos ótimos e seguros em cena, dando conta do recado na segunda parte do filme, onde as emoções e sentimentos aflorados, lhe exigem uma melhor performance do que já vinham tendo.
=====================================
Muito bonita a coreana Son Ye-jin, Jung Woo-sung é o mesmo que atuou no excelente "Daisy" (2006 - comentado aqui no blog) - o que fez o papel do assassino - e foi um dos protagonistas do ótimo western "Os Invencíveis" (2008), esse cara é muito bom ator, tem carisma e simpatia!
=====================================
Enfim, concluindo, se trata de um filme muito bonito, muito triste, muito bem feito e muito bem conduzido, que contém uma cena chave que faz toda a diferença na história, fazendo valer o título do filme, que meio que entrega o problema citado, mas isso eu só fui perceber depois que fiquei sabendo o que era! Disparado o melhor filme que abordou o tema proposto.

Nota 9.0!
Visto em Outubro/2010

Um comentário:

Wally disse...

Mais uma provável pérola encontrada por aqui. Vou procurar.