sexta-feira, fevereiro 11, 2011

Cisne Negro

"Black Swan". 2010.
De: Darren Aronofsky.
Com: Natalie Portman, Mila Kunis, Vicent Cassell, Barbara Hershey e Winona Ryder.

Sinopse: Ambientado no mundo do balé da Cidade de Nova York. Natalie Portman interpreta uma bailarina de destaque que se encontra presa a uma teia de intrigas e competição com uma nova rival interpretada por Mila Kunis. O filme faz uma viagem emocionante e às vezes aterrorizante à psique de uma jovem bailarina, cujo papel principal como a Rainha dos Cisnes acaba sendo uma peça fundamental para que ela se torne uma dançarina assustadoramente perfeita.
Crítica: Sob uma direção firme e competente de Aronofsky e um elenco animador com ótimos nomes, temos aqui um filme que não decepciona, composto por um roteiro consistente e instigante que aos poucos vai dizendo aonde quer chegar, mas o filme cresce de fato em tensão e mistério na segunda metade, que é onde diz a que veio, digamos que depois de uma cena em especial, dali em diante que o filme me deixou + apreensivo e interessado de como tudo iria terminar dentro daquela surrealidade toda, o final é praticamente perfeito, brilhante, surpreendente, adorei, achei bem coerente com tudo o que foi mostrado antes, ótimo o clímax final!


A Natalie Portman tem a melhor atuação da carreira, achei interessante a forma como ela demonstrou uma sexualidade reprimida da sua personagem num primeiro momento, que chega no ápice da entrega total numa cena crucial onde as coisas estão ficando mais claras. Sem falar de outros momentos onde ela esbanja talento na interpretação, conforme a personagem, um tanto complexa, exige! O oscar de melhor atriz é dela, e ninguém tira, ela merece ser devidamente premiada no dia 27 com a estatueta dourada, estarei torcendo por isso!

Mila Kunis merecia uma indicação pra melhor atriz coadjuvante, achei ela melhor que algumas que foram indicadas, mas se quer foi lembrada, boa também a participação do ótimo Vincent Cassell no papel do diretor da peça, nada de excepcional, perto de uma Natalie Portman inspirada e de uma Mila Kunis surpreendente, ficou complicado pra ele se destacar mais, mas ele está legal também, admiro e gosto desse ator!
No mais, muito bonita as cenas envolvendo balé, de uma beleza ímpar, o diretor soube extrair o melhor dessa arte clássica, mesmo pra quem não gosta de balé, poderá ter uma boa apreciação!
Enfim, um thriller psicológico muito bem feito, conduzido com extrema categoria pelo realizador, uma bela surpresa, um digno filme de arte! É o meu 3° preferido na corrida pra faturar o oscar de melhor filme, ficando atráz de "A Origem" e "Toy Story 3"!
Nota 8.0!
Visto em Dezembro/2010

5 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Gostei da sua crítica. O filme é perfeito!

Abs.
Rodrigo

P.s. valeu pelo convite cara.

Rodrigo Mendes disse...

Nunca ussei yahoo. Teria ue ter um e-mail yahoo?

add ai: rovader77@hotmail.com

ABS.

Mayara Bastos disse...

Achei de tirar o fôlego. Achei intenso o modo como o filme conta os bastidores do balé, que vai além das danças perfeitas. ;)

Brenno Bezerra disse...

Me tirou o fôlego. Saí tremendo da sala de cinema. Meu preferido absoluto. Natalie, Mila, Barbara e Darren perfeitos.

Alex Gonçalves disse...

Diego, já eu ficaria mais feliz caso a Jennifer Lawrence. Não quero dar uma de chato que subestima Natalie Portman, mas em "Inverno da Alma" a Jennifer constrói uma personagem cheia de camadas sem efeitos especiais, dublês e truques de montagem.

No mais, bom filme, ótimos desempenhos e um terceiro ato quase perfeito.