quinta-feira, outubro 18, 2007

Guerreiros de Jade

De: Antti-Jussi Annila. 2006.
Com: Tommi Eronen, Markku Peltola, Jingchu Zhang, Krista Kosonen e Chen Taisheng.
Sinopse: Inspirado no mito finlandês Kalevala, narra a história de um herói orgulhoso que procura pelo amor através do tempo e espaço, ambientado na idade dos metais da Antiga China e na Finlândia atual. O passado alimenta a história dos dias atuais, revelando aos poucos a origem de nosso herói, suas habilidades superiores e seu destino de guerreiro.
Crítica: Produção da finlândia no mínimo curiosa e de boa qualidade, a história é um tanto complexa pro meu gosto, se passa em dois tempos diferentes: na Finlândia moderna e na antiga China, tem coisas que eu não compreendi e fiquei boiando a respeito do protagonista..rs..os efeitos especiais são bons, as belas paisagens por parte da fotografia idem, momentos de luta (conforme vi no trailer antes), são poucos no estilo Wuxia, (onde concentra-se as melhores cenas), a sequência de luta inicial lembra a que ocorre no início de "O Pacto dos Lobos" (onde Mark Dakascos dá uma surra numa galera), claro, que aqui a ação é mais rápida e com menos profundidade, mas me veio em mente a cena do excelente filme francês na qual vi uma pequena semelhança, a chinesa Zhang Jingchu (de "Sete Espadas" e "A Hora do Rush 3"), está bem bonita no papel e é a kra conhecida (pelo menos pra mim) do elenco, sua personagem que usa um tipo de arma diferente nas lutas é a figura na qual mais gostei dentro do contexto (fiquei imaginando um filme solo só pra ela..hehe..), o ator principal eu achei meio fraco e sem carisma (não teve jeito de eu pegar simpatia pelo cidadão..rs..), mas com esse kra é que se tem os melhores momentos a nível de artes marciais (conforme já citado), na verdade, ficou notável que esses 2 personagens, a chinesa e o finlandês poderiam ter sido melhor explorados com mais sequências de artes marciais (nas poucas e hábeis cenas que eles são acionados - na luta entre eles por exemplo - se tem a melhor cena do filme inteiro - na beleza dos movimentos em câmera lenta, ficando ali aquele gostinho de quero mais, isso pra quem é aficcionado e maluco por cenas de luta em filmes do gênero - que é o meu caso..hehe..), só que daí o enredo teria que ser bem diferente pra poder ter mais ação..rs..enfim, esperava mais do filme, mas valeu a pena descobrir. Ainda ei de rever em breve pra tentar entender as diversas coisas que passaram desapercebidas.
Nota 6.0!
Filme Visto em Setembro/2007

Nenhum comentário: