terça-feira, junho 16, 2009

The Broken

De: Sean Ellis. 2008.
Com: Lena Headey, Richard Jenkins, Ulrich Thomsen, Melvil Poupaud,Michelle Duncan e Asier Newman.
Sinopse: Gina (Headey) é uma radiologista que, após ter tido uma visão onde ela mesma se envolvia em um estranho acidente de carro, começa a ser assombrada por fenômenos sobrenaturais.

Crítica: Filme inglês independente do mesmo diretor de "Cashback" - que eu já havia gostado - que faz parte do pacote "After Dark Horrosfest", um festival que reúne 8 filmes de terror que estarei destacando melhor em breve aqui no blog!
Sean Ellis entrega um bom trabalho nesse seu novo longa, um terror/psicológico interessante e bem realizado, uma produção de respeito, roteiro bacana e muito misterioso, com boas doses de suspense e atmosfera sinistra, aquele tipo de filme que nos deixa intrigado e inquietante a cada minuto que passa, pois tudo aquilo que é inconcebível e inacreditável para a personagem de Lena Headey (de "300" e "O Barão Vermelho"), que tem uma atuação muito boa, também é para quem assiste, o espectador passa a querer saber junto com a personagem o que se passa, causando um interesse maior pelo mesmo, além é claro de tentar compreender os fatos, já que o filme tem um pouco de complexidade, confesso, que o final não me foi de uma total compreensão apesar de tê-lo aprovado, e muito legal a cena referente à obra prima "Psicose", numa grata homenagem, se assim foi, ao mestre do suspense, Hitchcock!
Mas é claro que o longa tem lá algumas falhas, e exageros à parte são cometidos numa ou em outra cena, a carência de sustos também, não é um filme assustador, coisa que faz parte em se tratando de um diretor inexperiente no gênero, mas num todo, o resultado foi amplamente satisfatório, decente e aceitável pro meu gosto!
Porém, apesar de ter curtido, é um filme que eu não recomendaria para o grande público, acho que a galera mais exigente não deverá curtir tanto assim, mas pra quem admira e ama de paixão o gênero (filmes de horror/terror) com certeza vale a pena arriscar e tirar suas próprias conclusões! Richard Jenkins dos recentes "O Visitante" (que lhe rendeu indicação no oscar) e "Queime Depois de Ler" é a outra cara conhecida do elenco!
Enfim, acho que Sean Ellis tem futuro, já são 2 bons filmes que vejo desse jovem diretor! Sem dizer que se trata de uma produção completamente superior a todos os que pude assistir dos pacotes de lançamentos independentes da "After Dark Horrosfest" já mencionada!! Resta agora saber o título nacional que vão dar ao filme quando este for lançado, onde na maioria das vezes - dependendo do nome - tende a estragar o filme na entrega de segredos e coisas que seria melhor o espectador descobrir por si próprio!
Nota 6.5!
Visto em Junho/2009

5 comentários:

Wally disse...

Li comentários sobre o filme - e o diretor - no Cine Resenhas e fiquei bem intrigado. Aparenta ser meu típo de cinema.

Ciao!

altieres bruno machado junior disse...

Olá

Nossa fiquei muito interessado nesse filme. Adoro a Lena Headey - estou assistindo a série do Exterminador do Futuro e é ela que interpreta a Sarah Connor.
VALEU PELA DICA!

até...

Dewonny disse...

Wally, ñ deixe de conferir então, e tire suas próprias conclusões!

Altieres, espero que curta esse filme quando o assistir, e a Lena Headey é uma atriz muito bonita, por ela o filme já valeu a pena!

Abs! Diego!

Alex Gonçalves disse...

Diego, eu concordo com algumas partes do seu comentário, menos com a nota :P Eu daria um oito e ½ - ou até um nove! Mas é verdade que não é um filme para qualquer um, pois é muito complexo, te obriga a relembrar as cenas para compreendê-lo perfeitamente (e isso é demais, pois é como se estivéssemos naquela mesma situação da personagem da Lena Headey - perfeita por sinal! -, processando somente fragmentos dos acontecimentos).

Ao contrário de você, a experiência de ver este filme me foi bem assustadora, pois o "vilão" do filme não passa de reflexos de cada um dos personagens. E eu não sei se você ainda tem o filme em seu computador, mas tente sintonizar-se no lance da radiologia, irá ajudá-lo a entender melhor o desfecho.

Abraços!

Dewonny disse...

Olá Alex!
Pois é, gostei do filme, mas ñ tanto assim como vc, com certeza irei rever em breve, na segunda vez sempre se pega melhor os fatos q ñ foram compreendidos a primeira vista, mas é um bom filme, longe de ser ruim, conforme já vi gente metendo o pau..rs..
Abs! Diego!