sexta-feira, junho 12, 2009

Rumba

De: Dominique Abel/Fiona Gordon/Bruno Romy.
Com: Dominique Abel, Fiona Gordon e Philippe Martz.
Sinopse: Interior da França. Dom (Abel) e Fiona (Gordon) são um casal de professores que tem uma paixão em comum: dança latina. Porém após uma noite de competição de dança, um acidente de carro muda por completo suas vidas.
Crítica: Comédia escrachada simplesmente genial, que merece ser descoberta por todo cinéfilo que se preze, desde já, agradeço meu camarada e blogueiro Alex Gonçalves do blog "Cine Resenhas" pela recomendação! Valeu demais, show de bola a dica, fiquei sabendo desse filme no seu blog!

Gostei bastante, uma belíssima e agradável surpresa, um filme inteligente, meio que teatral, simpático, criativo e o melhor de tudo: divertidíssimo pra caramba, muito engraçado, mas muito mesmo, cinema mudo pra lá de inspirador, diálogos existem, mas são poucos, coisa rara, pois isso é algo bem desnecessário na proposta do filme passar sua mensagem, atitudes, emoções e sentimentos se fazem valer na tela para a nossa perfeita compreensão, aproveitei o máximo cada minuto do longa de 1h13min, é isso mesmo, curtinho, mas que tem muito a nos dizer, dá pra se chamar de um pequeno grande filme, com uns 20 minutos a mais, teria sido melhor ainda, mas tudo o que foi visto já me deixou bastante satisfeito!

E o que dizer dos atores (apesar de não serem desconhecidos para mim), fiquei sem palavras vendo a atuação deles, sensacionais, que figuraças a dupla de protagonistas, um casal atípico que trabalham na mesma escola: Fiona, é professora de inglês; Dom, é professor de educação física, ambos adoram dançar ritmos latinos, coisa que se percebe logo nos primeiros minutos onde o filme já diz a que veio, ao mostrar os 2 dançando (de uma forma pra lá de engraçada e bizonha..rsrs..) após o expediente, além de serem o orgulho da cidade na conquista de troféus em torneios de dança!

Porém, após um trágico acidente de carro, a vida deles vem a mudar completamente, Fiona perde uma perna e Dom perde a memória, vejam só, que azar, hahaha, o que era pra ser tudo triste no processo de readaptação da nova vida de ambos, acaba se tornando tudo ainda mais engraçado, já que o filme explora o lado cômico da inusitada situação, o humor negro toma conta sem apelação, cenas hilárias e divertidas crescem no decorrer da história, com diversos momentos impagáveis e engraçadíssimos, na qual poderia citar vários, tipo: a volta de Fiona a escola, Dom no supermercado, a sequência do incêndio, a troca de roupa dentro do carro em andamento e por aí vai, existe outras belas cenas de beleza artística e poética envolvendo o casal que dispensa comentários! Contar mais seria estragar o prazer de quem for ver. Outra figura não menos engraçada é o personagem de Philippe Martz, que tem participação fundamental na mudança que ocorre e também no desfecho final! Outra coisa legal que chama a atenção é o uso de cores no filme, que dá aquele toque especial no visual!

Enfim, uma comédia muito bem sucedida, com poucos recursos gera um ótimo e gratificante resultado, a risada come solta, ainda mais pra um sujeito que nem eu, que tem o riso fácil, hehehe, rachei o bico de tanto rir nas cenas mais divertidas! Dominique Abel e Fiona Gordon estão novamente de parabéns, além de atuarem, também assinam a direção, o que é de praxe em seus filmes, pois eu já conhecia essa magnífica dupla do tão bom quanto: "O Iceberg" (2005) - comentado aqui no blog (http://cinedewonny.blogspot.com/2007_02_01_archive.html) - que também é pra lá de divertido e com uma temática praticamente igual do que se viu em Rumba, só mudou mesmo a história, na qual aproveito a todos que curtirem esse aqui, procurar pra assistir esse outro que vale muito a pena!

Concluindo, Rumba já é disparado, a melhor comédia do ano, uma jóia rara, um filme para poucos, brilhante e único, de chorar de rir, sútil, singelo e tocante! Na qual sou obrigado a repetir, um pequeno grande filme!!!
Nota 8.5!
Visto em Junho/2009

8 comentários:

Vinícius P. disse...

Incrível como todo mundo está falando bem a respeito desse longa, sem dúvida é um dos que já estão na minha lista!

Dewonny disse...

Pois é Vinícius, ñ perca tempo e assista logo, espero q vc goste tbm, se trata de um filme bastante especial e prazeroso de se ver!
Abs! Diego!

BRENNO BEZERRA disse...

OLÁ DIEGO, MUITO OBRIGADO PELO COMENTÁRIO EM BLOG E ESPERO QUE VOCÊ O VISITE MAIS E MAIS VEZES, GOSTEI MUITO DO SEU BLOG E DESDE JÁ O CONSIDERO O BLOGUEIRO MAIS FANÁTICO PELO CINEMA ORIENTAL.

ABRAÇOS

Charles disse...

Pô, Diego, que legal essa dica. Tô precisando ver uma comédia nesse fim de semana. Taí uma bela dica.
Saudações coloradas!

Kamila disse...

"Rumba" estreou aqui neste final de semana, em um horário terrível. Estava viajando e queria ter visto o filme, mas vou ficar torcendo para que ele prorrogue sua estada nos cinemas da minha cidade.

Mayara Bastos disse...

Também li ótimos comentários a respeito deste filme, mas infelizmente, está em horários absurdos por aqui. Fica para o DVD! ;)

Beijos!

Alex Gonçalves disse...

Diego, fico extremamente feliz por você ter gostado do filme. Acho muito legal ver que um dos meus míseros textos tenha feito com que alguém tenha se apaixonado por uma produção da mesma forma que eu me apaixonei. Achei "Rumba" uma comédia fantástica, como há muito tempo eu não tive o prazer de ver. Confesso que quando o vi de noite quase que explodi de rir tamanha as sequências hilárias do filme - a minha mãe, que fica no quarto ao lado, não parava de me pedir para rir mais baixo!

Mas eu tenho que admitir que você me pegou com esse "O Iceberg"! Vou procurar agora.

Abraços!

Dewonny disse...

Vlw Brenno pela visita, seja bem-vindo ao meu espaço, pode crê q estarei visitando seu blog tbm, volte sempre!

Legal Charles, pena q vc ñ curtiu tanto assim, conforme me disse a pouco..rs..mas pelo menos vc curtiu a cena do fogo na casa..rs..

Kamila, espero q vc consiga vê-lo, gostaria muito de saber uma opinião feminina a respeito desse filme, até agora, só tenho lido comentários positivos da ala masculina..rs..

Mayara, ñ deixe de conferir quando for lançado em dvd, tá todo mundo adorando e logiando o filme q tem todos méritos pra isso! Bjos pra vc tbm!

Graaaande Alex, show de bola kra a tua recomendação, fiz questão de te agradecer no comentário, e pra empatar tudo eu volto a ter recomendar esse "O Iceberg" q é tão bom quanto o "Rumba", vendo o filme é q fui me lembrar q tinha visto eles nesse outro, vou até procurar se tem pra baixar, fiquei com vontade de rever, qualquer coisa te aviso, tenho certeza q vc irá gostar bastante!

Abraço à todos!