
A premissa do enredo não tráz nada de novo ou original (que já não tenhamos visto em outros filmes algo parecido), mas num todo o resultado me foi bastante satisfatório, pra quem curte esse tipo de produção, se trata de um longa absurdamente obrigatório!
Um casal apaixonado combina de passar um fim-de-semana romântico numa cidade afastada, uma região pacata em meio a uma área florestal, Steve (Fassbender), com o plano de pedir sua amada em casamento, leva sua namorada Jeny (Reilly) nesse passeio de carro, a princípio muito sossegado e tranquilo, essa interatividade com a natureza, esse momento a dois de intimidade e curtição entre o casal, até que, ao acamparem na margem do "Eden Lake", um lago idílico dentro da reserva natural, os problemas começam quando são incomodados por um cão da raça Rotweiller, pertencente à um grupo de adolescentes (jovens de 10 à 13 anos), vários garotos e uma garota da vila mais próxima, que chegaram em seguida até o local onde o casal tomava sol, ao reclamar do cachorro Steve percebe uma enorme hostilidade da garotada que passa então a importunar o casalzinho com brincadeiras e piadas de mal gosto!
Iniciá-se então uma inimizade que já diz tudo, naquilo que veremos pela frente no restante do longa, o que parecia ser uma brincadeira acaba se tornando um inferno na vida do pobre casal (nenhum pouco preparado pra viver tal experiência), que se vê lutando pela sobrevivência em meio a floresta, após terem o carro roubado, seguido anteriormente é claro de outros fatores que os levaram à isso! 
Mas a justificativa de tudo isso fica bem exposta no filme, a violência não é meramente gratuita e ponto final, vendo o dito cujo entende-se o intuito da coisa toda, que leva para um lado bem óbvio naquilo que o filme quis passar, como não sou estraga prazer, é claro que não relatarei tudo aquilo que assimilei e entendi, tem coisas que fica melhor cada pessoa ver e tirar suas próprias conclusões! 

A inglesa Kelly Reilly (no papel da namorada), é outra que não é poupada no fator sofrimento da personagem que não faz o tipo da histérica e escandalosa nos momentos de maior tensidade, atriz esguia com corpinho de modelo, que pouca gente conhece, mas que esteve em filmes vistos do tipo: "Sra. Henderson Apresenta" (Mrs. Henderson Presents), "Orgulho e Preconceito" (Pride and Prejudice), "Bonecas Russas" (The Russian Dolls), e "O Libertino" (The Libertine); e que está no elenco de "Sherlock Holmes", novo filme de Guy Ritchie!
Destaque também para o jovem ator Jack O'Connell, no papel do vilão mor da gangue, que ao meu ver, mandou muito bem no papel que lhe foi dado, um sujeitinho arrogante, antepático, frio, maldoso e perverso, resumindo, bem filha da puta..hahaha..!!!
O final foge do convencional em filmes do gênero, mas que poderia ter sido mais caprichado na execução, repito o que disse antes, o diretor teve boas idéias na resolução dos fatos dos últimos 15 minutos, só que não soube aproveitá-las, optando por dar um desfecho mais direto ao ponto, digamos assim, que lógico não irei revelar, coisa que renderia mais uns 2 parágrafos só pra comentar o que que foi aquele final!
Enfim, um filme que começa legal, cresce bastante na metade, mas que deixa um pouco a desejar no clímax, que é longe de ser ruim, mas que ficou devendo um algo mais, pra daí sim, o filme ter crescido no meu conceito! Mas pra um diretor estreiante ter conseguido realizar diversas coisas que pro meu gosto foram bem elogiáveis, não à muito o que se reclamar também, o cara tira leite de pedra de um gênero altamente desgastado, na qual já se foi feito de tudo, portanto, a de se reconhecer os méritos dele pra isso, mas não é a primeira vez que o cinema de horror/terror inglês consegue surpreender: "Abismo do Medo" (The Descent), "Todo Mundo Quase Morto" (Shaun of the Dead) e "Cães de Caça" (Dog Soldiers), são outros que gostei bastante, entre outros que agora não lembro, que comprovam a qualidade dos filmes recentes oriundos daquele país!!!
Nota 7.0!
Visto em Junho/2009



3 comentários:
Olá Dewonny
Depois da sua crítica quero muito ver esse filme. É bem no estilo que eu gosto. VALEU PELA DICA!
Abraços e até mais.
Geralmente tenho olhar desconfiado para filmes assim, mas gostei do que li (e das fotos também). Despertou o interesse.
Altieres, se é no estilo que vc gosta, a chance de vc curtir é grande..hehe..
Gustavo, sei q é difícil filmes desse tipo agradar à todos, espero q esse te sirva!
Abs! Diego!
Postar um comentário