quinta-feira, agosto 20, 2009

Assassino Lendário

De: Chung Chi Li/Jacky Wu. 2008.
Com: Jacky Wu, Celina Jade, Kara Hui, Lam Suet, Ronald Cheng, Ken Lo, Mark Cheng, Keu Zhan-Wen, Zhang Chi e Zhu Xue Liang.
Crítica: Mais um bom trabalho de Jacky Wu (astro chinês que veio pra ficar no gênero das artes marciais), cada vez provando mais que tem um futuro promissor pela frente em filmes de pancadaria!
Já havia gostado e curtido muito seus filmes anteriores: "Alvo Invisível" (2007) - nota 8.0; "Contato Fatal" (2006) - nota 8.0; "Comando Final" (2005) - nota 8.5), sendo que nos filmes de 2007 e 2005 ele era o vilão da história, onde se saiu muito bem, nesse ele volta a ser o personagem principal!
Quando Pu (Wu) ajuda a policial Holly (Jade) a capturar 3 condenados fugitivos que estavam escondidos em um ilha, Holly então acredita que Bruce é um dos bons. Quando um corpo de um criminoso é encontrado decapitado, Pu desaparece sem deixar rastro. Fazendo com que todos pensem que ele é o aparente assassino.
O roteiro é meio confuso no início, no final é que deu pra entender, mas em se tratando de filmes de luta, isso pra mim é sempre o de menos, não sou muito exigente quanto à isso, o que me interessa em primeiro lugar são as lutas, aporradaria toda..hehe..e nisso o filme compensa de maneira bastante satisfatória, à diversos momentos de pura pancadaria, a luta contra os 3 bandidos é uma delas, sendo que um deles é um GIGANTE, um sujeito enorme na estatura, que dá um pouco de trabalho pra ser vencido pelo protagonista, que com sua rapidez e agilidade de sempre dispara golpes desconcertantes no gigantão!
Outro fato curioso e estranho é do mocinho passar o filme inteiro com uma cabeça numa mochila, tirada do homem que ele venceu na luta inicial do longa, fazendo com que a gangue toda do sujeito lhe caçe em busca de vingança culminando para um belo final, com Pu enfrentando uma galera, cerca de 100 lutadores vestidos de preto, momento mais legal do filme que termina por encerrar em grande estilo, o pau come no clímax final, a cena lembra muito uma sequência vista no Matrix Reloaded com Neo enfrentando uma cambada de adversários, a diferença é que aqui a cena é a noite e com a chuva caindo o visual ficou ainda mais interessante!
O elenco tráz outros nomes conhecidos do cinema asiático: Suet Lam, Mark Cheng e Ken Lo (que fez inúmeros filmes com Jackie Chan) são presenças constantes no cinema de ação chinês, e uma novata: Celina Jade (em seu primeiro filme), uma moça jovem e bonita que não me chamou muita atenção, vai ter que fazer mais filmes se quiser entrar pro meu seleto e vasto grupo de atrizes asiáticas que eu tanto curto e admiro (conforme se vê na lista do top 10 do blog), o que gostei mais foi de ver a Kara Hui (no papel da vilã), essa sim foi de enorme valia vê-la ainda muito bonita com seus 49 anos, pra quem não sabe ela era famosíssima quando jovem nas décadas de 70 e 80 quando protagonizava juntamente com outros astros da época diversos filmes de Kung Fu, na qual já tive a oportunidade de ver muitos!
Uma coisa que deixou a desejar no filme é que não se tem um adversário á altura do protagonista, grande pecado do filme, o gigantão deu um pouco de trabalho, mas a sua passagem é curta na história, ficou faltando uma luta de destaque contra a vilã por exemplo (que aparece com uma espada na imagem acima), que daí o filme poderia ter sido ainda melhor, coisas que fazem do longa ficar num patamar inferior aos outros 3 filmes de Jacky Wu citados no início do comentário, lá naqueles ele tem em todos filmes, 1 ou + adversários de respeito que podem lhe enfrentar de igual pra igual numa luta!
Enfim, "Legendary Assassin" (adorei o título original - traduzido literalmente), é um prato cheio para todos que adoram filmes de artes marciais, eu sou suspeito pra falar, é nada mais, nada menos do que meu gênero favorito, foi vendo esse tipo de filme em meados da década de 90 que me tornei cinéfilo..hehe..é sempre prazeroso assistir à essas produções asiáticas, uma especialidade de longa data do cinema oriental, seja por filmes produzidos na China, Japão, Coréia, e mais recentemente, na Tailândia!
Nota 7.0!
Visto em Março/2009

9 comentários:

Gustavo H.R. disse...

Faz muito tempo que não vejo um filme asiático, muito menos um de artes marciais, não é a toa que não conhecia esse!

Rodrigo Mendes disse...

Diego,
o Cine Asiático tem ótimas produções,seja terror, ação, romance..etc. Gosto do Zhang Yimou e Kurosawa. E evidentemente do astro Bruce Lee, principalmente no filme "Jogo da Morte" que serviu de roupa para Kill Bill do Tarantino!

Vc esta ancioso para assistir a versão americana de "Ninja Assassino"? Eu estou querendo muito ver..está na minha lista!

abç.
Rodrigo M.

Júnia L. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Takeshi disse...

Fala Diego! Dessa vez vou discordar de você, eu daria nota 7 para "Assassino Lendário" e 5 para "Alvo Invisível", neste último o grande destaque foi mesmo Wu Jing, mas o restante - incluindo elenco, direção e roteiro é "algo risível" hehehe.

Em "Contato Fatal" e "Comando Final" estamos de pleno acordo.

A Celina Jade também não me convenceu muito, a cantora ainda precisa de mais carisma na telona.

Júnia L. disse...

Desisti de ser blogueira (rs), não sou tão boa como vocês, mas fiz essa conta só para estar acompanhando os amigos que fiz durante esse curto período por aqui
Bjao

Júnia L. disse...

obs: deixei e-mail e orkut nessa conta de comunicação, qualquer coisa que precisar é so falar

bjo

Júnia

ex - Aconteceu Naquela Noite

Dewonny disse...

Gustavo, eu já vejo direto muitos filmes asiáticos!

Rodrigo, tbm gosto muito desses diretores q vc citou, 2 mestres na arte de realizar belas obras, e quero muito ver esse "Ninja Assassino", com certeza!

Takeshi, fique sempre a vontade em discordar, eu já achei muito bom o "Avo Invisível", mas concordo q o Jacky Wu é a melhor coisa do filme, e realmente faltou carisma pra Celina!

Júnia, q péssima notícia, fico triste por vc desistir do blog, vou t add no orkut quando acessar lá! Bju querida!

Abraço galera! Diego!

Charles disse...

Fala Diego! Bacana essas imagens. Esse filme deve ter uma fotografia legal. Se der, me passa o torrent dele. abs,

Dewonny disse...

Charles, já ñ tenho mais o torrent no pc, irei dá uma pesquisada e te mando semana q vem pro teu email, pode deixar!
Abs! Diego!