sexta-feira, dezembro 10, 2010

Terremoto

"Terremoto" (Aftershock/Tangshan Dadizhen). 2010.
De: Feng Xiaogang.
Com: Zhang Jingchu, Daoming Chen, Yi Lu, Chen Li, Jin Chen e Fan Xu.

Crítica: Produção Chinesa na corrida do oscar estrangeiro/2011 que já ganhou minha torcida pra figurar entre os 5 finalistas, se trata de um drama bastante emotivo e tocante, recheado de muita emoção, sem ser piegas em nenhum momento, com cenas de um realismo impressionante e muito bem filmadas, principalmente na cena do terremoto que atingiu a cidade de Tangshan em 1976 matando mais de 240 mil pessoas!

Com efeitos de primeira, o diretor consegue passar bem a idéia da tristeza e tragédia toda que é sofrer com um terremoto de extrema força de destruição, conforme é mostrado no filme, pessoas sendo esmagadas, mortas ou ficando presas nos escombros ganham todo o destaque!

O enredo se concentra numa família que tem um casal de filhos pequenos, onde a mãe precisa tomar uma difícil e cruel decisão, salvar um dos filhos dos escombros, pois ambos ficaram presos sob uma viga de concreto, mas apenas um poderá ser salvo, tipo, a salvação de um acarretará na morte do outro, que dureza, decisão essa que faz toda a diferença pro desenrolar do filme, no que aquilo causará e mudará dali pra frente na vida das pessoas sobreviventes da tragédia.
Impossível não se emocionar e conter as lágrimas no final, belíssimo drama, fiquei um tanto emocionado no clímax bastante sentimental e tenso, onde tudo faz sentido naquilo que estava sendo mostrado de uma maneira mais reprimida e contida, passamos a entender com mais clareza os sentimentos que estavam sendo julgados!
Na subida dos créditos quando o longa termina fiquei meio que paralizado, refletindo e digerindo a mensagem de amor que o filme passa. E lamentável a quantidade de vítimas que teve esse terremoto, que aconteceu de fato, como se vê naquele mural no final em homenagem as vítimas!
Nota 8.5!
Visto em Novembro/2010

2 comentários:

Wally disse...

Primeiro texto que leio do filme. Já estou curioso demais.

Dewonny disse...

Recomendo muito Wally!
Abs!