quinta-feira, outubro 18, 2007

O Ultimato Bourne

De: Paul Greengrass. 2007.
Com: Matt Damon, Julia Stiles, Joan Allen, David Strathairn, Scott Glenn, Paddy Considine, Daniel Brühl, Edgar Ramirez e Albert Finney.
Sinopse: Jason Bourne (Damon) é um homem que vive sem país e sem passado após ter sido submetido a um treinamento brutal, ao qual não se lembra, por pessoas que não conhece. Ele é uma sofisticada arma humana, perseguida incessantemente pela CIA. Após sua última aparição ele decidiu sumir para sempre e esquecer a vida que lhe foi roubada. Entretanto uma matéria em um jornal de Londres, que especula sobre sua existência, faz com que ele torne-se mais uma vez um alvo. O programa Treadstone, que criou Bourne, já não existe mais, mas serviu de base para o programa Blackbriar, desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O Blackbriar desenvolve uma geração de novos matadores treinados secretamente pelo governo, que acredita que Bourne é uma ameaça de US$ 30 milhões que deve ser eliminada de uma vez por todas. Já Bourne vê neles uma oportunidade de descobrir quem realmente é e o que fizeram com ele.
Crítica: Achei simplesmente ótimo! Filmaço essa terceira parte, pra mim o melhor filme da trilogia (que ao meu ver fechou bem a história), mas gostei muito dos anteriores, também de alto nível (que receberam notas 8.0), aqui a fórmula se repete, conforme foi visto na trilogia toda, o enredo complexo e inteligente é bem envolvente (fator indispensável pra eu curtir muito um filme sobre qualquer assunto) e conduzido no desenvolvimento da trama, tudo é muito ágil e dinâmico de tirar o fôlego, que prende a atenção do espectador do começo ao fim, na tensidade e correria à flor da pele que é a vida de Bourne, o kra não tem sossego em nenhum momento, as cenas de ação são novamente impecáveis e muito bem elaboradas, depois da primeira eu já nem piscava mais pra não perder nenhum detalhe, na qual fiquei com algo na cabeça que digo agora, tipo: "adrenalina pura" foi o termo chave que achei pra definir esse filme logo que saí do cinema. Que que foi aquela luta no prédio de "Bourne Versus Executor" no Marrocos? puts, achei a melhor cena de luta da trilogia toda, a pancadaria comeu (gostei da edição rápida deixando assim o confronto ainda mais violento na distribuição de porradas) na qual o adversário deu um certo trabalho pro protagonista, sem falar qua antes disso temos uma angustiante perseguição a pé do tal executor à personagem de Julia Stiles (que dessa vez juntamente com a personagem de Joan Allen ajudam Bourne a resolver a enrascada) e a sequência da perseguição automobilística no final também é outro grande momento do filme, que não poderia faltar, sequência envolvendo perseguição de carros virou marca registrada na série, algo sagrado e indispensável, e a que ocorre aqui é a melhor da trilogia toda, enfim, tudo nesse filme é melhor em comparação aos outros 2, o que começou muito bem em "A Identidade Bourne", passando com a mesma competência por "A Supremacia Bourne" termina por encerrar aqui na minha humilde opinião com chave de ouro, o filme é "pura adrenalina", o termo citado ao contário também justifica, hehehe. E Matt Damon tem que fazer mais filmes desse naipe, o kra mostrou que tem talento de sobra pra estrelar qualquer gênero, no de ação ele já mandou o seu recado. E acho até que mais 3 filmes sobre esse personagem seria bem-vindo, daí, Bourne não iria precisar ser perseguido, no caso, o enredo teria que ter outro propósito pra explorar o máximo a favor de uma causa importante as habilidades e todos os conhecimentos que ele tem, seria show, vamos aguardar, hehe, enfim, não tenho mais nada a comentar, já disse tudo que achei, pra encerrar: deixo a tese de que: juntamente com a "Trilogia Matrix", a "Trilogia Bourne" passou a ser desde já uma das melhores trilogias de ação dos últimos anos, dentro do meu ponto de vista é claro!!!
Nota 8.5!
Filme Visto em Setembro/2007

Nenhum comentário: