sexta-feira, novembro 23, 2007

Princesas

De: Fernando León de Aranoa. 2005.
Com: Candela Peña, Micaela Nevárez,Mariana Cordero, Llum Barrera, Violeta Pérez, Mònica Van Campen, Flora Álvarez e María Ballesteros.
Sinopse: Cayetana (Peña) vem de uma família de classe média espanhola que ignora a sua vida de prostituta. Ela e outras profissionais do sexo passam o tempo em um salão de cabeleireiro, reclamando das colegas imigrantes que cobram barato e roubam seus clientes. Uma dessas imigrantes é Zulema (Nevárez), dominicana que usa o dinheiro ganho nas ruas para sustentar o filho, que continua em sua terra natal. Um dia Cayetana encontra Zulema espancada e a leva ao hospital. No caminho, descobrem que ambas idealizam um improvável amor e são isoladas de suas famílias.
Crítica: Interessante filme espanhol do mesmo diretor do bom "Segunda-Feira ao Sol" que novamente aborda um tema social já visto em outros, "a prostituição", mas com grande êxito ao meu ver, de maneira sensível e humana, o filme mostra que "prostituta" também é gente, deixando de lado qualquer tipo de estereótipo que a sociedade costuma associar (apesar do filme causar outras reflexões que prefiro guardar pra mim mesmo), destacando as dificuldades da profissão (preconceito) na vida de duas personagens: Candela Peña (da boa comédia "Da Cama Para a Fama" 2003) - simplesmente ótima no papel - e Micaela Nevárez (porto-riquenha estreiando no cinema e premiada com o Goya de Atriz Revelação) - que também chama a atenção no desempenho em cena), retratando os conflitos de ambas e a bela amizade que se desenvolve nessa relação que surge juntamente com um mundo de esperança, poesia e imaginação. Destaque também para o bom humor em certas ocasiões do enredo, muito bem colocados, levando em conta o tema proposto, para a boa trilha sonora, e para o final que valoriza mais tudo que foi mostrado antes.
Nota 7.5!
Filme Visto em Outubro/2007

Um comentário:

Kamila disse...

Eu estava gostando muito de "Princesas", mas acho que o diretor perde o tempo no final.