sexta-feira, fevereiro 25, 2011

Top 10 do Oscar-2011:

Segue nesse post meus comentários dos 10 principais filmes do oscar deste domingo! Infelizmente não tive tempo tempo de escrever um post em especial para cada um (isso só foi possível com os filmes "Cisne Negro" e "O Discurso do Rei") mas acho que consegui dizer + ou - o que achei dos outros 8!
==================================
127 HORAS = Achei bem interessante, apesar do final ficar previsível dentro de todas as alternativas que sobrou pra fazer, naquela situação que o cara se meteu, o James Franco tá muito bem no filme, interpretou bem as cenas que envolviam um maior desespero e aflição, e pra mim foi novidade a história, não sabia que alguém real havia passado pela mesma situação ali mostrada, que dureza, achei muito boa as tomadas de câmera, levando em conta o local limitado onde se passa o filme todo praticamente, muito bom trabalho do Danny Boyle. Um filme pra lá de tenso e angustiante! Legal também a edição estilosa em algumas cenas de delírios/imaginações do protagonista que ficou bem casada com a proposta do filme e de bom gosto! Também apreciei bastante a trilha sonora. Nota 7.5!
==================================
A ORIGEM = Christopher Nolan entrou de vez para o rol dos grandes diretores com esse seu último trabalho, nos seus filmes ateriores ele já havia dado mostras de sua capacidade, aqui ele se superou, com uma trama complexa, original e bastante criativa temos o melhor filme de 2010, uma pena e uma grande injustiça o realizador ter ficado de fora da lista dos melhores diretores no oscar, ele merecia o reconhecimento! O filme é pra lá de inteligente e envolvente, narrado de forma magistral, com cenas de ação acachapantes, conforme avança maior fica o nosso interesse pra saber até onde vai tudo aquilo, o desfecho é sensacional naquelas várias camadas de sonho onde as coisa vão acontecendo, o ato final eu não entendi muito bem, haha, mas num todo o filme é excelente! Nota 9.0!
==================================
A REDE SOCIAL = Gostei bastante, um filme extremamente verborrágico, que exige muita leitura e atenção do espectador p/com os diálogos entre os personagens, achei bem consistente, bem escrito e explicativo o roteiro, não ficá-se nenhuma dúvida sobre o surgimento do facebook (que eu não tinha muito conhecimento, nem faço parte dessa rede social), assim como, na batalha judicial que acabou degringolando (que eu também não sabia que tinha rolado), legal o papel do Justin Timberlake (que é bom ator, sempre aparece bem em algum filme como coadjuvante), como o cara da Napster que deu uma importante dica pro nome definitivo da rede social, mas o nome do filme se chama Jesse Eisenberg (esse cara tem um futuro promissor pela frente), perfeito o sujeito no papel do nerd que ficou bilionário! Muito bom trabalho do David Fincher na direção! Nota 8.0!

==================================
BRAVURA INDÔMITA = Esperava mais ação desse, mas é um bom filme, o Jeff Bridges está ótimo (não superou o mestre do western Jonh Wayne - do filme original), mas ele deu conta do recado, pois se trata de um grande ator, o restante do elenco também funciona muito bem, gostei do Matt Damon e principalmente da garotinha Hailee Steinfield (surpreendente), mas até vê-lo, achava que se tratava de um filme que não precisava de uma refilmagem/nova adaptação, mas como foi nas mãos dos Coen, tá td ok, foi um prazer ter visto, os caras dificilmente erram, admiro e gosto bastante do cinema deles, na qual se tem agora, um filme atípico na filmografia dos irmãos. Nota 7.0!

==================================
CISNE NEGRO = Filme belíssimo do Darren Aronofsy com uma Natalie Portman maravilhosamente bem em cena, desse top 10 é o meu 3° filme favorito, ia ficar muito feliz se por acaso faturar o prêmio máximo. Pra ler mais a respeito, acesse o Link: que contém minha crítica completa do filme, já postada aqui no blog anteriormente! Nota 8.0!


==================================
INVERNO NA ALMA = Uma boa surpresa esse filme, dirigido com mão firme por Debra Granik, a história é fria (conforme sugere o título nacional), pouco emocional, e nada fácil de assimilar, mas que se segura graças à forte interpretação de Jennifer Lawrence (que carrega o filme nas costas), sua personagem se vê sem rumo e em desespero quando precisa achar o seu pai (um traficante procurado que não é bem quisto na região), pra não perder a casa onde vive com seus 2 irmãos menores e sua mãe doente, a garota de apenas 17 anos embarca então numa jornada cheia de desgraça, desafios e melancolia, no início sem apoio algum, até que seu tio resolve lhe dar uma ajudinha, aliviando um pouco a barra dela e do espectador, o final deixa um pouco a desejar, mas até ali, achei que as coisas fluíram bem a nível de tensão e interesse. Achei o longa bem similar e parecido com o também bom "O Rio Congelado" (2008) que também mostra uma personagem sofrida que precisa comer o pão que o diabo amassou. Nota 7.5!

==================================
MINHAS MÃES E MEU PAI = Esperava mais desse filme que tráz uma história simples, normal e moderna para os padrões atuais, de mostrar uma família diferente com duas mães lésbicas, a chegada do pai dos filhos causa então um rebuliço por parte de uma das mulheres, que fica numa certa crise de identidade sexual, achei que o roteiro poderia ter se aprofundado melhor em outros aspectos, faltou ambição por parte da diretora Lisa Cholodenko, o filme começa bem, mas depois se perde no tom irrelevante das coisas ali mostradas, achava que o longa seria um drama sério, mas não passou de uma comédia de costumes, as atuações estão boas por parte do trio principal, Julianne Moore, Annette Benning e Mark Ruffalo defendem seus personagens com qualidade, mas o resultado no geral foi insuficiente pra se ter um melhor envolvimento com o filme. Nota 5.0!

==================================
O DISCURSO DO REI = Apesar desse filme ser composto por inúmeras qualidades, eu o considero o mais fraco desse Top 10, a história do príncipe gago (vivido brilhantemente pelo Colin Firth) não me cativou muito a ponto de se interessar pela história enquanto assistia o filme. Pra ler mais a respeito acesse o Link: que contém minha crítica completa do filme, já postada aqui no blog anteriormente! Nota 4.0!

==================================
O VENCEDOR = Baseado em fatos reais, o filme retrata o drama de uma família desestruturada onde o filho mais novo parece ser a salvação da lavoura, o boxe fica como pano de fundo, mas o roteiro e a boa direção faz do longa ser eficiente na sua proposta, se vê nele algo de positivo, muito disso, graças ao elenco, Christian Bale e Melissa Leo são meus favoritos pro oscar de coadjuvante, ambos estão ótimos fazendo toda a diferença no suporte dado ao protagonista, eles funcionam como escada para Mark Walhberg se sobressair, ele tem uma boa atuação, mas que na maioria das vezes acabou ficando ofuscado, foi justo ele não ter sido indicado no oscar. Nota 7.0!

==================================
TOY STORY 3 = Adorei os 2 primeiros, e aqui não foi diferente, a pixar + uma vez arrasou na criatividade, principalmente por parte do argumento dessa história, o roteiro é ótimo, a humanização dada aos bonecos é espetacular, no sentimento que é transmitido para com o destino que os simpáticos e adoráveis personagens que aprendemos a gostar sofreram, isto é, abandonados a mercê de uma doação ou jogados no lixo, emocionante esse universo de fantasia e aventura contado sob o ponto de vista deles e no envolvimento passado para nós, o espectador! Destacável também as sequências de ação, pra lá de inspiradas e muito bem elaboradas, ditando um ritmo acelerado, o divertimento nessa parte é maravilhoso! Enfim, ótima animação de qualidade inquestionável. Nota 8.5!

==================================

3 comentários:

Gustavo disse...

Só vi A ORIGEM dentre os indicados, mas concordo contigo que é um filmaço.

Kamila disse...

Não assisti a todos os filmes indicados, até agora, mas meu favorito é: "Cisne Negro". Como sei que ele tem mínimas chances de vencer, espero que "A Rede Social" saia com o grande prêmio.

Mayara Bastos disse...

Meu top:

Toy Story 3> Cisne Negro> A Origem> A Rede Social> 127 Horas> Bravura Indômita> O Discurso do Rei> Inverno da Alma> O Vencedor> Minhas Mães e Meu Pai.

Beijos e um ótimo Oscar! ;)